Raios no Brasil: Proteja-se e Proteja Seu Patrimônio
O Brasil é o país com o maior número de quedas de raios no mundo. Segundo o ELAT (Grupo de Eletricidade Atmosférica) do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ocorrem mais de 50 milhões de raios por ano em nosso território. Esse fenômeno é favorecido pelo clima tropical brasileiro – quente, úmido e chuvoso –, que gera muitas nuvens verticais, também conhecidas como nuvens de trovoada, as principais responsáveis por descargas elétricas.
Essas descargas elétricas causadas por raios geram prejuízos significativos para diversos setores, como o setor elétrico, telecomunicações, seguros, eletroeletrônicos, construção civil, aviação, agricultura e até a pecuária. Em São Paulo, por exemplo, já foram registrados mais de 2.264 raios em um único dia, segundo o INPE.
Embora a instalação de para-raios ofereça proteção para a estrutura dos imóveis, eles não são totalmente eficazes na proteção de eletrodomésticos e equipamentos eletrônicos contra raios. Isso porque o para-raios visa desviar a energia do raio para a terra, protegendo a estrutura, mas não garante a segurança dos dispositivos internos do imóvel.
Muitas pessoas tentam recorrer às distribuidoras de energia ou ao Procon quando têm aparelhos danificados por raios. No entanto, como raios são fenômenos naturais, geralmente não há ressarcimento, a menos que haja falhas no fornecimento de energia elétrica.
Portanto, a melhor forma de proteger o patrimônio contra raios no Brasil é por meio de um seguro. Contratar um Seguro Residencial com cobertura para quedas de raios e danos elétricos é uma solução eficaz para garantir a proteção de seus bens e tranquilidade para você e sua família.
Seguro Residencial contra raios: uma proteção essencial para quem vive no país com o maior índice de raios do mundo.